quarta-feira, 16 de julho de 2008

A história - o conceito - o projeto

Quando começamos a realização do projeto procuramos diversas referências estéticas, mas ainda não estávamos satisfeitos, afinal de contas, para nós era a primeira vez que apresentaríamos nosso trabalho ao público.
Chegando ao escritório a tarde, recebi um malote de Miguel Pereira, amigo arquiteto que tanto admiro. Era um livro maravilhoso " Bienal Brasil Século XX". Comecei a ler e me deparei com a obra do artista Hércules Barsotti. Ao ver sua obras Branco/preto 1961 e Branco e preto 1960 fiquei maravilhada e partindo do estudo do seu trabalho aconteceu o projeto.

Partimos então para o estudo da obra, da abstração geométrica e de planos. Parecia muita coisa, para a realização de um projeto de banheiro. Mas a vontade de transformar o projeto e sua realização em algo diferente além dos condicionantes da arquitetura nos motivou a pesquisa.

Realizamos o projeto partindo da repetição de linhas de força da obra de Barsotti. Escolhemos o granito preto e o marmore crema mafil para a realização do contraste e chegamos quase as ultimas consequências no corte das pedras para a realização do efeito estético e técnico.

Procuramos artístas plasticos goianos que pudessem compor nosso história, e o desafio foi aceito por Clea Costa (escultura) e por Tania Lopes (mosaico). As loças e metais ficaram por conta da Deca que fabricou especialmente para o espaço louças pretas.

Foi uma experiência maravilhosa, aprendemos muito.


O BANHEIRO DE CASAL

"O mosaico de Tânia Lopes cria uma sensação de profundidade na área reservada à banheira Jacuzzi, da Aquasauna. Para o revestimento foram escolhidos materiais nobres: Granito Preto e marmore Crema Mafil. O efeito de pintura especial nas paredes se deve à tinta Fractalis, da Coral. Entre os espelhos da Criação Arte, um vidro jateado cobre a janela."
Fonte: Casa Claudia ano 21 no. 5 - 1997

Nenhum comentário: